domingo, 7 de março de 2010

Bactérias

As bactérias podem ser aeróbicas (respiração normal) e anaeróbias (fermentação) quanto à produção de energia e podem ser autotróficas ou heterotróficas quanto ao metabolismo. Na sua maioria são autotróficas, podendo ser fotossintetizantes ou quimiossintetizantes.
Para combater a bactéria, utiliza-se antibióticos que atuam na parede celular, tornando-a mais fina e resultando o rompimento da célula.

ESTRUTURA DA BACTÉRIA
As bactérias são formadas por uma parede celular, membrana plasmática e citoplasma onde há nucleóides, ribossomos e plasmídeos.

REPRODUÇÃO DA BACTÉRIA
A reprodução da bactéria se faz por bipartição simples (assexuada) originando-se milhares de indivíduos idênticos. Em algumas espécies, ocorrem processos sexuais como na conjugação(sexuada) com maior viabilidade genética.

FORMAS DE BACTÉRIAS
Cocos
Estafilococos
Estreptococos
Bacilo
Espirilo
Vibrião


Vírus

ESTRUTURA DO VÍRUS
O vírus é formado por um envelope lipoprotéico, envolvido por uma cápsula de proteína onde no interior, encontra-se o material genético.

REPRODUÇÃO DO VÍRUS
As proteínas da membrana ligam-se às proteínas do vírus e ele é fagocitado. Enzimas digestivas digerem o envelope e a cápsula, liberando o material genético que se incorpora ao material genético da célula. O vírus estimula a produção do material genético viral que é enviado ao RER (Retículo Endoplasmático Rugoso) que produz cápsulas de proteínas. Nesse momento o novo vírus está quase formado, contendo apenas o material genético e a cápsula de proteína. Ao sair da célula, o novo vírus leva parte da membrana da célula que posteriormente, será o envelope protéico do vírus.

O RETROVÍRUS
O vírus cujo material genético é RNA, precisa de uma enzima chamada transcriptase reversa para produzir DNA. Só assim são capazes de produzir próprias proteínas.

RNA (1)---> DNA (2)---> RNA (3)---> Proteínas
1- transcrição
2- transcrição
3- tradução

O VÍRUS HIV
Transmissão
O vírus é transmitido por fluidos corporais (sêmen, secreção vaginal, sangue, leite materno) em contato com mucosas do corpo (boca, vagina, ânus ou mesmo a pele se estiver com algum ferimento). Além disso o vírus pode ser transmitido de mãe para filho na gestação, transplante de órgãos ou inseminação artificial.

Prevenção

A melhor prevenção é o uso de preservativo e não compartilhar objetos íntimos que possam entrar em contado com fluidos corporais.

Por que o corpo fica menos imune à doenças?
O vírus HIV invade a célula Linfócito Auxiliar (T4) e, consequentemente, corta a produção de Linfócito Matador e Anticorpos. Assim a doença torna o organismo menos imune à doenças.